Presidente Getúlio retoma atendimento ambulatorial
 

Médicos especialistas, eletrocardiograma, ultrassonografia, fisioterapia, psicologia, e exames realizados no município voltaram a ser oferecidos à população.


O Ambulatório Geral de Especialidades (AGE) voltou a atender a população essa semana. Os pacientes regulados pelo sistema são contatados pela equipe, para o agendamento da consulta ou exame. Os atendimentos só acontecem com hora marcada, e com intervalo de cerca de 30 a 60 minutos entre cada paciente, dependendo da especialidade. A Secretaria de Saúde, ainda recomenda o uso de máscara, para acessar o local.

Nessa quarta-feira (22), os especialistas em vascular e ultrassonografia atenderam, hoje, psiquiatra e pediatra realizam as consultas, e é feito o eletrocardiograma. Na próxima semana, também irão atender, os médicos especialistas em cardiologia e urologia, além de psicologia e fisioterapia. Os exames de média complexidade, realizados dentro do município continuam normais. Lembrando que os atendimentos ambulatoriais estavam suspensos, por Decreto do Governo do Estado, desde meados de março, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A coordenadora do AGE, Sirlene Manarim, explica que no intuito de atender à população e prevenir a proliferação do (Covid-19), as consultas e exames são agendas com intervalo e é necessário que o paciente siga as orientações ao procurar atendimento. “Fazemos dessa forma, para evitar aglomeração, e para que tenhamos tempo de realizar a higiene dos ambientes, entre um atendimento e outro.”, conta a coordenadora.

A especialidade de ginecologista e as Práticas Integrativas (Pics) continuam suspensas. Nesse período, apenas gestantes e pacientes oncológicos são encaminhados para os exames de média e alta complexidade, realizados fora do município.

Novo espaço

O Ambulatório Geral de Especialidades (AGE) foi criado em janeiro desse ano, com o intuito de centralizar a demanda de atendimentos específicos. Ele está localizado aos fundos do Posto de Saúde do Centro. No momento, devido ao Covid-19, existem outras alterações no funcionamento, como a centralização do serviço de vacinação de todo o município no AGE.

FONTE: PMPG