Prefeitura é contemplada com R$ 80 mil por mês para enfrentamento da Covid-19
Município está entre os 15, no estado, que conseguiram se credenciar para receber recursos do Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Getúlio conquistou um reforço para a prevenção e tratamento do novo coronavírus (Covid-19). O município receberá R$ 80 mil por mês do Ministério da Saúde, que serão destinados para as despesas com pagamento da equipe e materiais do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19. O investimento no novo espaço, tem o intuito de evitar uma possível contaminação da população que procura as unidades básicas de saúde, e de tornar mais eficiente a identificação e acompanhamento dos pacientes com a doença.
Ao todo, apenas 15 municípios de Santa Catarina foram credenciados para receber incentivos financeiros para o funcionamento dos Centros. Para ser beneficiado pelos repasses, durante a pandemia, os gestores participaram de uma seleção, por meio de credenciamento. E a Portaria 1.579/2020, com o resultado do processo, foi publicada no Diário Oficial da União, na última segunda-feira (22).
Além de Presidente Getúlio, os municípios contemplados com o aporte são Agrolândia, Balneário Barra do Sul, Concórdia, Itá, Itajaí, Jaborá, Jaraguá do Sul, Maravilha, Santa Cecília, São Bonifácio, São Domingos, Tangará, Tubarão e Xaxim.
Centro de Atendimento
A Secretaria de Saúde realiza a instalação do Centro de Atendimento na Associação dos Aposentados. O local está sendo adaptado, obedecendo regras de distanciamento social, e para completar a equipe, a Administração está contratando dois médicos e dois técnicos de enfermagem. O funcionamento do novo espaço, será das 07h às 19h e deve ocorrer a partir de 06 de julho.
Quem chegar ao local, passará pela recepção, triagem com técnica de enfermagem e seguirá para consulta com enfermeiro ou médico. Após a avaliação clínica, o paciente poderá ser liberado, encaminhado para tratamento e monitoramento domiciliar. Caso for classificado como caso suspeito de Covid-19, será realizado o teste e receberá orientação para isolamento em casa ou em caso de sintomas agudos, ser regulado para um hospital de referência.
FONTE: PMPG